Museu da Cana

MUSEU DA CANA

Situado na cidade de Pontal, no estado de São Paulo, o Museu da Cana ocupa as instalações do histórico Engenho Central, uma construção do começo do século XX, que se mantém preservada em sua totalidade, incluindo edificações, equipamentos e maquinários.

Fruto do desejo da família Biagi, o museu visa preservar e divulgar a rica história da indústria da cana-de-açúcar, um setor de grande importância para o desenvolvimento econômico e cultural da região e do país.

Ao visitar o espaço, é possível admirar a grandiosa estrutura, erguida seguindo o estilo arquitetônico industrial britânico da época, caracterizado por amplos galpões, uso de tijolos à vista e decoração de linhas simples, tudo meticulosamente conservado para abrigar o acervo do museu.

Um dos principais atrativos do Museu da Cana é sua coleção única de maquinário escocês da década de 1880, que inclui moendas a vapor, aparelhos de cozimento, cristalizadores e embaladoras, importados da Europa para o Brasil ainda durante o período monárquico e mantidos em suas posições originais até os dias atuais.

 O museu exibe itens de grande valor histórico como as primeiras máquinas de semear, bombas de irrigação, barris usados no processo de purificação do açúcar, recipientes para o transporte de aguardente ao Porto de Santos, o selo que marcava as sacas de açúcar produzidas pelo engenho, equipamentos utilizados nas oficinas de manutenção e até o antigo relógio que estava posicionado no ponto mais alto da torre da usina.

O acervo é enriquecido por peças adquiridas pela família Biagi de engenhos do nordeste do Brasil, remontando ao século XVI, época que marca o início da produção de açúcar no país.

A criação do Museu da Cana foi possível graças ao apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, do governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), e ao patrocínio de empresas como Bradesco, Itaú BBA, Cia de Bebidas Ipiranga, Dow Agrosciences, Weg Motores Elétricos, Renk Zanini, Usinas Santo Antonio, São Francisco e Santa Vitória, Caldema, TGM Turbinas, Native Orgânicos, Biosev, Sermatec, Sorocaba Refrescos e CPFL Energia.

Sobre a loja

Cachaças premiadas e iguarias peculiares recomendadas por quem entende do assunto.

Social
Pague com
  • Pix
Selos
  • https://cdn.awsli.com.br/production/static/painel/img/samples/exemplo-selobanner-ebit.jpg
  • Site Seguro
  • Google Safe Browsing

O Alambiqueiro Cachaças & Iguarias Peculiares - CNPJ: 28.380.658/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp