Devotos da Cachaça

Devotos da Cachaça ( Filme ) 

Abrideira…

“Atenda que o brasileiro é um devoto da cachaça, não um cachaceiro.” A frase, encontrada no livro Prelúdio da Cachaça, do antropólogo, historiador e maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo, serve de mote para o documentário em média-metragem (45 min.) Devotos da Cachaça.

 

O filme mostra a profunda relação da cachaça com a alma brasileira e como a bebida nacional penetrou na música, na literatura, nas artes plásticas e na religiosidade popular.

Organizado em torno de três grandes eixos – a história, a produção e a ‘devoção’ à bebida – Devotos da Cachaça, ao mesmo tempo que celebra a bebida nacional, flagra o momento de valorização pelo qual ela vem passando nos anos mais recentes.

Com a participação de pesquisadores – como o paratiense Diuner Mello – e de produtores icônicos, como Osvaldo Santiago (Anísio Santiago/ Havana), Devotos da Cachaça leva o espectador a um mergulho no universo vasto que envolve a produção da cachaça artesanal brasileira e louva o consumo consciente e as perspectivas de futuro da cachaça como produto de exportação. A busca pela cachaça e suas interações com a cultura brasileira passou por locais como Rio de Janeiro, Paraty e Miguel Pereira (RJ), Betim, Carangola, Sete Lagoas e Salinas (MG).

 

Devotos da Cachaça é uma produção totalmente independente e nasceu da vontade de Lenir Costa, proprietária de uma pequena cachaçaria na Barra da Tijuca, no Rio, mostrar o que é a bebida, para além do tradicional preconceito. A pesquisa e roteirização, bem como a direção, ficou a cargo de Dirley Fernandes, jornalista com uma trajetória marcada pela defesa da cultura popular brasileira.

Clique no link e Asssita o filme no youtube: Devotos da Cachaça 

Devotos da Cachaça lança um olhar a um Brasil orgulhoso, multifacetado e cheio de possibilidades.

Arte: Renato Molinaro ● Elenco: Alessandra Lima, Érika Vogel e Wlademir Frazão ● Figurinos: Ilza Costa ● Fotografia: Marcos Fernando, Alberto Vaz e Georges Racz ● Produção:Anna Maria Silva e Rosário Alcazar ● Edição: Georges Racz ● Produção executiva: Lenir Costa ● Pesquisa, Roteiro e Direção: Dirley Fernandes

 

Apoio cultural: Cachaças Âmbar, Vale Verde, Magnífica, Nota Dez, Barril 39, Werneck e Isaura.

Sobre a loja

Cachaças premiadas e iguarias peculiares recomendadas por quem entende do assunto.

Social
Pague com
  • Pix
Selos
  • https://cdn.awsli.com.br/production/static/painel/img/samples/exemplo-selobanner-ebit.jpg
  • Site Seguro
  • Google Safe Browsing

O Alambiqueiro Cachaças & Iguarias Peculiares - CNPJ: 28.380.658/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp