A Cachaça SANTO GRAU CORONEL XAVIER CHAVES que recebe o nome do município onde é produzida simboliza a tradição da cachaça mineira de qualidade. É elaborada no engenho mais antigo do Brasil ainda em funcionamento segundo a Embratur que data de 1755 e que pertenceu ao irmão mais velho de Tiradentes o padre Domingos da Silva Xavier.
Hoje o engenho está sob o comando de Fernando Chaves que mantém o lema de que “seus segredos estão guardados a sete Chaves” numa referência às sete gerações responsáveis por sua produção ininterrupta desde o século XVIII. Resultado de um terroir privilegiado essa cachaça é elaborada com a porção mais pura sendo aproveitados apenas os melhores 130 litros de cada uma após a fermentação.
A SANTO GRAU CORONEL XAVIER CHAVES não passa por madeira mas descansa durante seis meses em tanques de pedra parafinados e subterrâneos construídos há 250 anos e tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. O resultado é uma cachaça transparente e complexa. Seu aroma intenso remete aos canaviais de antigamente e seu sabor inicialmente vigoroso torna-se doce e agradável preenchendo toda a boca. Perfeita para ser degustada pura fica deliciosa em caipirinhas e drinks de frutas cítricas.
Essa cachaça foi eleita entre as melhores no conceituado ranking da revista Playboy em 2009 e 2011.
Em 2002 foi produzida a SANTO GRAU CORONEL XAVIER CHAVES SÉCULO XVIII a partir de uma seleção das melhores safras desse engenho mineiro e que permaneceu armazenada durante dez anos em uma adega de pedra centenária climatizada naturalmente. O descanso por 10 anos sem passar por madeira é o principal diferencial do rótulo aflorando os traços mais puros e autênticos dessa cachaça sem alterar suas características originais. Seu aroma revela o melhor a cana e seu sabor redondo marcante e muito suave se torna amplo na boca. Completamente branca é produzida seguindo a mesma receita há mais de 250 anos. Ainda restam algumas unidades de um lote limitado com garrafas numeradas uma a uma.
A Cachaçaria Nacional esteve na Fazenda Boa Vista com o mestre alambiqueiro Nando Chaves mostrando a produção da Cachaça no engenho mais antigo em atividade do Brasil e que está na família de Tiradentes a mais de 250 anos.
Origem: Coronel Xavierl Chaves
Envelhecimento: - não passa por madeira
Volume: 750ml
Cachaças premiadas e iguarias peculiares recomendadas por quem entende do assunto.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade